quarta-feira, 22 de abril de 2015

"Não se apega, não" -Izabela Freitas-

"Aquele que consegue colocar o desapego em prática atinge um estado de paz interior e tem a consciência limpa de que deixou o passado onde ele deveria estar: no passado. E que o presente é sempre um presente. E que o futuro vai vir recheado de novidades e sensações novas. Não se apegar não é ser indiferente à vida. É ter o conhecimento de que o sofrimento chega, mas um dia deve partir. Não podemos dar abrigo ao sofrimento nem permitir que ele faça de nosso coração sua casa permanente. Não é certo. Superar é preciso. Levantar-se mais forte é essencial. A vida é uma eterna roda gigante. Ora estamos em cima, ora estamos embaixo. Tudo na vida é mutável, tudo mesmo, inclusive nós. Por isso precisamos aprender a “deixar ir”. Nada é para sempre, por mais que queiramos que seja. Veja bem, nem as princesas são para sempre. Por isso precisamos viver todos os dias como se fossem os últimos. Com intensidade, sinceridade e amor no coração. Precisamos desfrutar cada sorriso, cada olhar, cada instante, porque nunca se sabe quando precisaremos deixá-los ir, para que novas coisas possam vir. Eu entendi que o passado não existia mais e que ele só existia dentro de mim com uma única finalidade: me destruir aos pouquinhos. Quanto mais eu insistisse em segurá-lo, uma parte de mim morreria. E eu deixei que ele se fosse. E que o presente chegasse. Respirei fundo, não foi fácil. Contudo, eu precisava soltar as mãos daquilo que estava me retendo. O desapego é saber a hora de se despedir de coisas que não têm mais espaço na sua vida."

Espero em breve voltar a criar textos...


4 comentários:

  1. De uma maneira geral, você foi perfeita no que disse! Parabéns, é tudo o que devemos fazer.

    abçs Anônimos :)

    ResponderExcluir
  2. Pena que essas palavras não são de fato minhas. Mas enfim, esse livro é ótimo!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  3. Apesar das palavras possuírem algum fundamento, atenta que o passado trouxe-a até aqui, tirando a carga psicológica são apenas experiências, procura observar-se sem identificar-se em demasia com a psique, não dar um peso que não tem, desapegar-se depende também de reconhecer quem se é mais para além, encontrar-se consigo mesma realmente, um empreitada digna de gigante, deixar o passado no passado, reconhecer que ele te trouxe para o presente, separar o peso emocional da experiência, assimilá-la bem e usar como assentamento para os próximos tijolos. Não enterrar o passado sem assimilá-lo primeiro, pois, a lição torna-se a repetir quando com ela não aprendemos, sentirá a mesma destruição duas vezes ... o importante é viver intensamente, sem se identificar, mesmo na dor ... se estando consigo mesma e observando chegará o dia que não existirá mais "eu" para sofrer, apenas você mesma, consciência é luz. Namastê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando me encontrei, todo o resto aprecia menor, então, assim, me senti feliz. Pela primeira vez me senti feliz sozinha.

      Excluir